Winnicott (1982) revela que “é no brincar que o indivíduo criança ou adulto pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral; qualquer que seja a atividade lúdica conduz ao encontro com a criatividade”.
A brincadeira é um espaço de socialização e de construção que desenvolve todos os sentidos. O ato de brincar enriquece o desenvolvimento pedagógico e também traz possibilidade de elaborar vivências da realidade na construção do ser.
O dia do brinquedo é um momento que os alunos aprendem a compartilhar, dividir e brincar coletivamente. Através do brincar eles exploram os seus limites e possibilidades. Brincando estão em constante processo de construção de significados buscando compreender o mundo através de suas representações.
Trazer o “seu” brinquedo para a escola tem um significado especial: “eu trago” um pedacinho de mim, o que é “meu” e apresento, compartilho com meus colegas.
Muitas crianças situam-se pela seguinte frase: “Hoje é o dia do brinquedo?”- mostrando-nos a importância e alegria de vivenciá-lo.