Na Escola Infantil Ver Crescer a Fonoaudióloga Educacional tem uma parceria muito especial de Saúde e a Educação que está além dos limites das salas de aula e acontece em todos os momentos em nossos espaços.
O olhar e a escuta Fonoaudiológica está no acolhimento, atenta na comunicação verbal e não verbal, em triagens individuais e/ou acompanhando as atividades de grupo nas brincadeiras; interações dialógicas em rodas de conversas; imitações de sons engraçados, sons dos bichos para estimulação articulatórias; vozes diversas de personagens; reprodução de músicas; contar e ouvir histórias que é uma forma de estimular o pensamento e o processo de aquisição da linguagem, as expressões, a comunicação…enfim, ações que envolvam o aprendizado e o conhecimento das habilidades linguísticas, articulatórias e comunicativas. Estimular a Linguagem quanto ao conteúdo ( o quê falar) ; quanto a forma (como falar) e o seu uso (quando e onde falar).
Aqui na Escola Infantil VER CRESCER a Fonoaudióloga Educacional acolhe, cuida, observa, media, intermedia, estimula, aprimora, aperfeiçoa, orienta, “Brinca” para estimular, motivar e ensiná-los nesta fase tão importante para formação e desenvolvimento do sujeito.
“A aquisição da linguagem é em essência a constituição do sujeito” – Lier de Vitto
Durante as interações com as crianças utilizamos a comunicação. Utilizamos a linguagem verbal e a linguagem não verbal que é outra forma de comunicação em que o código utilizado é a simbologia ( como placas, figuras, gestos, cores, sons). A linguagem humana é utilizada na comunicação para expressar as habilidades sócio emocionais: medo, raiva, tristeza, alegria.
A Linguagem é o que você aprende e vai transmitir e as crianças aprendem desde bebês através das sensações por meio dos sentidos ( visão, audição, tato, paladar e olfato). Conforme seu filho vai aprendendo a linguagem ele vai associando e reconhecendo as palavras. Sua compreensão da linguagem pode ser muito melhor do que a sua capacidade de falar.
“A fala é tão importante quanto a ação para atingir um objetivo….quanto mais complexa a ação exigida pela situação e menos direta a solução, maior a importância que a fala adquire na operação como um todo”. – Vygotsky
A Fonoaudióloga Educacional na Ver Crescer observa, interage, cria vínculos e direciona as brincadeiras realizando mediações e intermediações nos aspectos da Linguagem, Motricidade Oral,Voz, Fluência e Audição
Algumas estimulações importantes realizadas na prática Fonoaudiológica:
* Linguagem: é o meio sistemático que a criança utiliza para comunicar suas idéias e sentimentos.
*Alimentação (mastigação e deglutição) priorizando os estímulos dos órgãos orofaciais que também utilizamos para falar. Orientação sobre o preparo do bolo alimentar, o processo da mastigação e deglutição com consistências mais firmes, diferentes texturas, cores, sabores e aromas variados.
* Habilidades auditivas: atenção, percepção, identificação e discriminação aos estímulos sonoros desde os bebês do berçário até a fase do pré-II quando já estão aptos para cursar o 1° ano.
* Cuidados com a voz infantil e das professoras: sons produzidos pelas vibrações das pregas vocais para comunicar. Os abusos vocais infantis são frequentes devido gritos, risadas, diferenças de temperatura entre o corpo e os alimentos (líquidos gelados, sorvetes,…)
* Motricidade Oral quando a criança não consegue mobilizar e coordenar os órgãos da fala (uso de chupeta, consistências alimentares que podem agravar as dificuldades orofaciais)
* Fluência : fala espontânea das crianças com fluidez, coordenação entre a respiração e a fala, intensidade, prosódia, velocidade e ritmo.
* Comunicação oral e escrita: as crianças são preparadas para ouvir e relacionar os sons com as letras.
Com o olhar Fonoaudiológico determinamos a prioridade junto aos profissionais da equipe Ver Crescer e sugerimos, quando necessário, os encaminhamentos para a equipe multiprofissional.
A Fonoaudiologia Educacional na Ver Crescer está além das reuniões, orientações e as consultorias, pois a atuação é realizada na prática junto com as professoras, profissionais e principalmente com as crianças, realizando triagens, acompanhando, supervisionando e direcionando á prevenção da saúde integral para o crescimento e o desenvolvimento das suas habilidades comunicativas.
Considerando que as pessoas com dificuldades de comunicação podem ter dificuldades também na sua integração social e profissional: a estimulação precoce da linguagem é o um meio precioso a ser utilizado na infância a fim de obtermos uma comunicação clara, objetiva e eficiente.
O acompanhamento é realizado com todos os alunos, do berçario até o pré II e o cuidado é realizado com todos os alunos observando e respeitando as suas fases de crescimento e desenvolvimento.
Prezamos sempre para serem sujeitos e protagonistas da sua comunicação, eficaz e eficiente, ampliando, melhorando e otimizando a sua qualidade de vida.
Texto da fonoaudióloga Helena Okada.