Search
Close this search box.

Vantagens da Informática na educação

O uso adequado da informática nas escolas podem possibilitar muitos benefícios aos alunos como habilidades de lidar com problemas, habilidades de pesquisa, habilidade para novos pensamentos, aumenta o intelecto, abre oportunidades, disponibiliza aos alunos a possibilidade de obter novas informações e conhecer um novo mundo, ter acesso a varias culturas, conhecer história de populações antigas e ser novo personagem da escrita da sua própria história na sociedade.

O ensino da informática também transforma o aluno como indivíduo, pois os alunos tornam se mais pensantes, críticos, criativos, dinâmicos, autônomos, e possuem habilidades de interagir e conhecer pessoas de forma constante e continuada, bem como outras enumeras habilidades que os alunos podem obter com a inclusão da informática nas escolas brasileiras. Pensando em todas essas transformações que passam a fazer parte do perfil do aluno, as escolas devem se adaptar para uma atualização constante a cerca da utilização das novas tecnologias, ser flexíveis com o ensino das disciplinas curriculares, desenvolver e incentivar formação continuada para seus professores, tudo isso pode ser definido, como um novo momento, identificado como investimento no capital humano, onde a escola está preocupada com o desenvolvimento dos seus professores e dos seus alunos.

A inserção da informática educativa nas escolas também possibilitou aos professores desenvolverem atividades, dinâmicas, exercícios, jogos entre outros softwares e aplicativos, no auxílio do aluno com dificuldade de aprendizagem, pois pode ser estudado o caso de cada criança e desenvolvido atividades especificas para o desenvolvimento desses alunos, que por isso podem se sentir inseridos no ensino e aprendizagem, bem como possuem novas habilidades para conseguir obter conhecimento.

Uma vantagem muito importante em se tratando da inserção do ensino da informática nas escolas é a construção do conhecimento, construção do novo saber, geralmente quando falamos sobre esse desenvolvimento ele pode ser identificado como adquirir novos conceitos científicos, construção de novas habilidades, construção de questões sócio cognitivas, competências em receber, armazenar e transmitir informações, habilidades de comunicação, seja ela realizada de forma pessoal ou virtual. Os alunos estão habituados a essas realidades e precisam cada vez mais de informações concisas, convincentes e próximos da realidade. O ensino da informática não disponibiliza todas essas vantagens como um processo único, ou demostra um caminho certeiro, mas sim disponibiliza variáveis, disponibiliza formas e intermédios para o acesso entre a informação e conhecimento, tanto para os professores, quantos para os alunos.

Fonte: Portal Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Categorias

Últimos posts

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de nossas atualizações.

×