Os benefícios das atividades físicas já não são novidade. Elas ajudam a promover um crescimento mais saudável, aumentam a autoestima, deixam ossos e articulações mais fortes e proporcionam melhor desempenho cardíaco. Para as crianças, os exercícios são ainda mais importantes. “Eles promovem o bem-estar psicológico, as competências sociais e a maturidade emocional. Também são capazes de aumentar o foco de concentração nas matérias escritas e de raciocínio”, explica Jorge Huberman, pediatra e neonatologista.
Quanto mais cedo começarem essas experiências positivas com atividade física, melhores e mais positivos serão os resultados futuros, segundo Niky Fabiancic, coordenador-residente do Sistema das Nações Unidas. “Uma criança ativa tem mais chances de se tornar um adulto ativo”, afirma o especialista que também é representante-residente do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) no Brasil. Pensando nisso, o braço da ONU lançou recentemente Prêmio Mais Movimento.
A premiação vai destacar três iniciativas que promovam a prática regular da atividade física. As atitudes precisam ser inovadoras e podem ser voltadas para todas as idades. O objetivo da homenagem é tornar o país mais ativo. Isso porque, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), apenas 30% da população é fisicamente ativa. Desses, somente entre 2% e 5% fazem a quantidade ideal de exercícios (pelo menos, 30 minutos por dia).
O Prêmio Mais Movimento é uma das iniciativas do PNUD para combater esse comportamento. “Queremos disseminar informações sobre a importância da prática de atividades física, alertar a sociedade sobre a gravidade da inatividade física e, principalmente, incentivar organizações de todos os setores a criar projetos inovadores que promovam a atividade física e experiências positivas com o esporte. Uma das formas de tornar o Brasil mais ativo é incorporar o movimento ao dia a dia dos brasileiros, de forma criativa e prazerosa.”, afirma Fabiancic.
Todos os vencedores do Prêmio Mais Movimento receberão certificados e troféus do PNUD, atestando a relevância das iniciativas, e um kit de divulgação com press-release, book de fotos profissionais, vídeo editado e parecer de avaliação externa sobre a iniciativa. Além disso, o PNUD fará a divulgação das iniciativas em seus canais de comunicação, com o objetivo de disseminar essas práticas e fazer com que elas se multipliquem em outros contextos e regiões.
Os ganhadores serão selecionados por júri composto por representantes do PNUD, de outras agências internacionais, do governo, de organizações da sociedade civil e do setor privado. Para a escolha dos vencedores, o júri levará em consideração: inovação, originalidade, impacto qualitativo, acesso universal, trabalho em rede, escala e potencial de multiplicação da ação.
Fonte: Pais & Filhos