Ele não tentou o bastante – e deu pra perceber
As crianças sabem que deveriam sempre tentar o seu melhor. No entanto, às vezes, eles esperam ter bons resultados sem a dedicação necessária. Mesmo que sejam erros tolos porque eles fizeram o dever de casa com pressa, ou insistem que a sua técnica para escovar os dentes vai passar pela aprovação do dentista, pode ser que as crianças sejam desleixadas às vezes.
Qual o conselho do Dr. Goldstein? De à eles a chance de aprender os desafios em primeira mão. “Na maioria do tempo, nós dizemos, “Aqui, deixe-me ajudar porque eu aprendi de um jeito melhor, então posso te salvar da dor da aprendizagem”, explica ele. “Eu acho que é bem intencionado, mas na nossa pesquisa, aprendemos que isso não funciona”. E também não devemos importunar seu filho para ser perfeito. De fato, as duas soluções lhe tiram a chance de aprender com seus erros e descobrir como lidar com desafios ou adversidades.
Ao invés disso, Dr. Goldstein diz para dar ao seu filho a liberdade para lidar com as próprias experiências. Permita que ele escove os dentes da sua maneira e não faça bem feito, mas depois sofra com as conseqüências do mundo real e do seu esforço (ou a falta dele).
Fonte: Pais & Filhos