Muitas vezes não é nada fácil colocar os filhos para dormir. Nessas horas aparecem manhas, fome, mais um desenho para assistir, medos, algum assunto para contar. As crianças precisam aprender e manter a rotina, cumprir os horários favorecendo o crescimento, atenção, concentração e organização diária.
Então vamos à algumas dicas:
- A rotina deve ser explicada para as crianças. Converse com seu filho, faça um a painel junto com ele. O recurso visual e lúdico é muito válido na aprendizagem. Você pode também mostrar o relógio, onde os ponteiros vão estar e os números.
- Dê um aviso: Quando o horário de dormir estiver se aproximando vá alertando e auxiliando seu filho para que interrompa a atividade que está fazendo.
- Não se culpe de ser “chata “, as crianças precisam de direcionamento, porém reveja seu ritmo. Observe se está auxiliando com tranquilidade ou apressada e em tom de voz alto com muitas cobranças. ( muitas vezes temos pressa que as crianças durmam porque temos ainda muito o que fazer ou estamos exaustos).
- Próximo a hora de dormir diminua as luzes, sons, ruídos das casa. Procure deixar o ambiente calmo e aconchegante.
- Evite alimentos pesados e excesso de líquidos.
- Não é necessário luz acesa se a criança não manifestar medo, se necessário utilize luzes fraquinhas em tons suaves.
- Eletrônicos: muitos pais relatam que estes acalmam, porém na maioria das vezes os eletrônicos apenas mantém as crianças mais paradas e não calmas, podendo interferir na chegada e durante o sono.
- Permita que seu filho durma com seu cobertorzinho, paninho, bonecos esses objetos tranquilizam e dão noção de segurança.
- Conte histórias calmas: nada melhor que presença, carinho, acolhimento e atenção nesse momento.
- Faça exercícios de respiração, sua oração, relaxamento…
Lembre -se que esse não é um momento de discussões familiares, de educar, dar sermões, cobrar, etc. e que os pais também precisam de tranquilidade para dormir.
Cristiane Rayes
CRP 40025-5
Psicóloga clínica e educacional