O “banho de sol” para bebês foi uma recomendação durante décadas. Na maioria das vezes essa recomendação era feita para bebês que tinham icterícia leve ou apenas porque era considerado saudável, mas isso mudou.
A maioria das pessoas sabe que o sol é um importante agente na produção de vitamina D, porém ignora os riscos da exposição solar relacionados, principalmente, ao câncer de pele. Sendo o Brasil um país tropical e com altos índices de radiação solar esses riscos são enormes e as consequências graves.
Por conta desse benefício na produção da vitamina D, sempre se ouviu falar que é bom tomar banho de sol, mas isso mudou a partir de 2013 quando a Sociedade Brasileira de Dermatologia publicou o Consenso Brasileiro de Fotoproteção.
O consenso hoje é que ninguém deve tomar banho de sol sem proteção, seja em qual horário for. Ou seja, se vai se expor ao sol a pessoa deve se proteger, seja com cremes ou loções protetoras ou através de roupas e chapéus.
Bebê de até 6 meses de idade não pode utilizar filtro solar (cremes ou loções) mesmo que na embalagem esteja escrito que é “kids” ou “baby”;
Bebês e crianças não devem ser expostos ao sol entre 10 horas e 15 horas (se for horário de verão, restrição até as 16 horas);
Bebês com menos de 6 meses devem ficar protegidos à sombra;
Bebês com mais de 6 meses podem utilizar filtro solar (cremes ou loções) preferencialmente os “kids” ou “baby”.
O filtro solar deve ser no mínimo FPS 30;
O filtro solar deve ser aplicado entre 15 e 30 minutos antes da criança ser exposta ao sol;
O filtro solar deve ser aplicado duas vezes, uma seguida da outra, ou seja, você espalha o filtro no corpo e logo em seguida faz uma nova aplicação; E sempre que se passar 2 horas após a última aplicação, aplique novamente o filtro solar; Caso a criança entre na água o filtro solar deve ser reaplicado imediatamente, mesmo que ainda não tenha se passado as 2 horas;
Outras observações:
Deve-se estimular o uso de chapéus ou bonés e roupas sempre que a criança for exposta ao sol.
Mesmo em dias nublados ou chuvosos deve-se proteger a pele pois os raios UV do sol são capazes de ultrapassar as nuvens.
Fonte: Guia do Bebê