Quando o assunto é sobre a alimentação das crianças na escola, com certeza as mamães ficam cheias de dúvidas, como por exemplo: se seus filhos realmente estão comendo tudo o que está na lancheira ou se o que enviam é o suficiente para a criança. Entre outras dúvidas e preocupações está a questão do ambiente no qual a criança alimenta-se, algumas costumam não comer na presença de outras, ou comem certos alimentos na escola e quando estão em casa já não tem a mesma aceitação, no caso de refeições como o almoço e jantar que são servidos na escola.
É importante as mamães saberem que o momento das refeições feitas na escola não é uma mera pausa para a alimentação, esse momento faz parte do processo de aprendizagem da criança e é através dele que temos a oportunidade de um contato direto para estimulá-los a adquirirem hábitos alimentares saudáveis e transformamos este momento em algo prazeroso e cheio de oportunidades de aprendizagens. Além desse contato com o alimento, aprendem a dividir, nomear os alimentos, reconhecem e descobrem cores, sabores e aromas.
Quando ressignificamos, o que seria apenas mais uma atividade do dia, torna-se algo divertido e agregador, cada alimento diferente pode ser uma poção mágica… que deixa forte para salvar o mundo; as frutas são poderosas e transformam crianças em diferentes seres; quando o lanche é encontrado na floresta, podem ter sido deixados por fadas; piquenique na cabana com os amigos é muito legal! E usando a imaginação, criatividade, tudo fica gostoso e divertido!
Contudo as crianças alimentam-se, divertem-se e aprendem brincando sobre a importância de uma alimentação saudável e colorida. E adquirem gosto por este momento tão significante de cada dia que é a refeição no ambiente escolar.
Texto da professora Zulkielly de Oliveira Rabelo – Turma: Minimaternal II
Projeto Alimentação Saudável