Artigo – O que seu filho aprende sem que você perceba

Uma mãe de adolescente reclama que o filho faz tudo o que quer, não a ouve, não respeita ninguém, mente o tempo todo e finaliza: “Não aguento mais! Eu sempre fiz tudo por ele e é isso o que eu recebo? Onde foi que eu errei?”

Comecemos, pois do começo, uma vez que o adolescente de amanhã é consequência da criança de hoje.

Quase tudo o que há dentro do nosso cérebro foi construído através de nossa interação com o mundo, com os outros e, mais maduros, a partir, também, de nossas reflexões. E é mediante estas construções que iremos interagir com tudo e com todos. Assim, não nascemos sabendo, mas a maneira como percebemos a realidade e interagimos com ela foi aprendida.

Vamos a alguns exemplos:

A criança, desde que nasceu, foi o centro das atenções e é o rei da casa. Notemos que para ela, que não nasceu sabendo, aquela será a realidade normal, pois são estas as experiências que estão sendo oferecidas. E a partir dessas construções de rei interagirá com o mundo e com as pessoas. E, quem conseguirá tirar-lhe depois a coroa e o poder?

O telefone toca, alguém atende e a mãe faz sinal de que não está. A criança pequena observa e é esta realidade que estará construindo: mentir é normal. Como exigir que ela não minta?

Na mochila da criança aparece um objeto que não é dela. Lembre-se: ela não nasceu sabendo que não se pode pegar coisas alheias. Mas, a mãe, crendo que a criança seja pequena ou não querendo constrangê-la, esconde o fato e deixa para lá. Pronto, foi aprendido pela criança que ela pode pegar o que quiser.

Na hora do jantar, a criança não quer comer o que tem. A mãe insiste e a criança continua a negar. Cansada, a mãe desiste e cede o que a ela quer. E, temos aí mais uma aprendizagem à criança: ela pode comer o que quiser. Basta cansar a mãe.

Na hora de dormir, a pequena chora, faz birra e um grande drama. Os pais se irritam ou ficam com pena e a colocam para dormir com eles. Nova aprendizagem: ela compreendeu o que fazer para conseguir o que quer.

Poderia elencar uma série de exemplos, mas percebam que em todos esses, a criança não nasceu sabendo, mas foi aprendendo da realidade e de como se relacionar com ela e com os outros. Assim, podemos dizer que não percebemos a realidade como ela é, mas sim a partir do que foi construído em nós e por nós. E é a partir dessas construções que a criança continuará a perceber o que está ao seu redor e a como agir.  Portanto, se as atitudes dela estão deixando a desejar, é porque assim ela está aprendendo, e é assim que ela está sendo ensinada.

Uma dica? Pare e reflita: Qual a realidade e experiências que estão sendo proporcionadas ao seu filho para ele interagir e aprender? Percebeu que errou?  Não fique se culpando pelo o que fez ou não fez, mas avalie o que você pode fazer a partir de agora. Sempre é tempo de recomeçar. Insista, persista e não desista. Afinal, como disse uma leitora, educar é uma das tarefas árduas mais deliciosas que existe. Aproveite.

Fonte: Coluna de Lígia Pacheco no site da Revista Pais e Filhos.

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