Search
Close this search box.

8 coisas que todo pai deveria saber

De uma hora para a outra, a rotina se transforma, as responsabilidades aumentam, o tempo livre diminui e os dias ficam mais cheios de vida, com a chegada daquele pequeno serzinho, que mal chegou e já é tão amado por todos! É… O nascimento de um filho é um marco na vida de qualquer pessoa.

No entanto, quando o assunto são os pequenos, muito se diz sobre maternidade, coisas que as mães precisam fazer ou que não devem fazer de jeito nenhum… Mas e os papais? Onde entram nessa história? Em tudo, oras! Temos visto que (felizmente), cada vez mais, os pais têm participado da criação dos filhos, dividindo tarefas e estando, de fato, presentes no dia a dia da casa. Afinal, não poderia ser de outro jeito, não é? Pensando nisso, hoje nosso post é dedicado aos papais que participam ativamente da vida dos filhos! Confira 8 coisas que todo pai deveria saber:

1. É preciso sensibilidade e carinho para ser um paizão

Essa história de que homem não pode ser sensível, carinhoso ou demonstrar seus sentimentos ficou para trás! Afinal, não tem nada melhor do que abraçar o pequeno ou pequena e demonstrar o quanto você o ama, não é? Os laços de afeto entre vocês são muito importantes para uma relação mais próxima e saudável, colaborando também para que a criança fortaleça sua autoestima, confiança e segurança, crescendo ainda mais feliz. Então não economize beijos, abraços e muito afeto!

2. Ser pai é aprender a cada dia

Não há dúvidas do quanto podemos aprender com nossos pequenos. Embora com simplicidade e um jeito singular de ver e conhecer o mundo, as crianças podem nos dar grandes lições de vida. Então, permita-se aprender e se redescobrir a cada dia com essa linda experiência que é ser pai!

3. Pai não ajuda, pai cria

Cuidar, educar, participar, escutar, aconselhar, levar, buscar… Isso tudo é obrigação tanto da mãe, quanto do pai. Portanto, o homem não tem que ajudar a mulher nas obrigações que dizem respeito à família e aos filhos. O homem precisa exercer sua paternidade, dividindo todas as responsabilidades, cuidados e obrigações na criação dos filhos. Assim, além de não sobrecarregar a mulher, colabora para que os pequenos se sintam mais amados, seguros e acolhidos.

4. Vale entrar na brincadeira também

A brincadeira – além de muito divertida – é fundamental para o desenvolvimento das crianças, sendo muito importante que os adultos proporcionem momentos no dia a dia dos filhos em que eles possam brincar livremente. Mas, mais do que isso, se permita brincar junto também! Seja de bola, casinha, jogo de tabuleiro, gincana… Com certeza será um momento divertido e repleto de carinho!

5. Ser o exemplo é sempre o melhor caminho

A melhor maneira de educar os filhos ainda é pelo exemplo. Então, se você quer que seu filho leve os estudos a sério, respeite as pessoas ou tenha responsabilidade com suas coisas, por exemplo, o primeiro passo é você mesmo fazer isso em seu dia a dia. Os pequenos se espelham nos pais e, com certeza, seguirão seu exemplo!

6. Sua presença é fundamental para um bom desempenho escolar

Pergunte para seu filho como foi o dia na escola, se interesse pelo que ele tem para te contar, ajude-o nas atividades e participe das reuniões escolares. Porque sua presença e participação são fundamentais para que o pequeno seja mais confiante e se dedique mais aos estudos!

7. Ser pai é ser companheiro

Leve ao jogo de futebol, vá à apresentação de balé, leve para a aula de teatro, convide para um passeio de bicicleta pelo parque, se possível, almoce junto… Ou seja, seja um pai companheiro e participe do dia a dia do seu pequeno. Isso irá fortalecer mais ainda o vínculo entre vocês, criando uma amizade para toda a vida!

8. O tempo voa, então aproveite!

Sabemos que ter filho pequeno em casa não é nada fácil, demanda muita energia, paciência, cuidado e atenção. Mas de uma coisa não há dúvida: o tempo voa e quando você menos esperar, essa fase vai passar, deixando apenas as saudades! Portanto, aproveite enquanto é tempo. Permita-se, assim, vivenciar momentos cheios de carinho, diversão, afeto, companheirismo e amor. Afinal, isso é algo que ficará para sempre memória do pequeno e na sua também!

Fonte: Leiturinha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Categorias

Últimos posts

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de nossas atualizações.

×