78% das mães são as responsáveis por ajudar os filhos com as aulas online

A chegada abrupta da quarentena à realidade das pessoas mudou a rotina de muitas famílias. No entanto, infelizmente, as mulheres continuam sobrecarregadas com tarefas domésticas e cuidado com os filhos. É o que apontam alguns estudos norte-americanos. Um deles, realizado pela, ParentsTogether, mostrou que 78% das mães disseram que são as principais responsáveis por auxiliar seu filhos com a maioria das tarefas relacionadas com aulas a distância. 

A pesquisa contou com a participação de 1.500 pais e apontou que a maior parte da carga de gerenciamento do ensino a distância de crianças recai nas mães. Além disso, 73% das mães solo afirmaram que dividir o cuidado com os filhos com outras tarefas é muito difícil. “Todos os pais com filhos em casa estão realizando um trabalho heroico. Mas as evidências agora estão claras de que as mães estão desproporcionalmente sobrecarregadas pela carga extra de gerenciar o ensino a distância de seus filhos”, disse Bethany Robertson, cofundadora e co-diretora da ParentsTogether.

Porém, na avaliação dos pais, esse número é um pouco maior, 42% deles relataram que estão mais envolvidos com as tarefas doméstica e 45% estão participando mais do cuidado com os filhos pequenos. “Uma maior exposição ao trabalho doméstico também pode levar os pais a perceberem que estão gastando mais tempo nessas tarefas do que realmente estão”, disse, Richard Petts , professor de sociologia da Ball State, em seu comunicado.

A PESQUISA

No final de abril, Petts e sua equipe de pesquisa entrevistaram 1.060 pais dos EUA . O intuito era examinar como as divisões do trabalho doméstico e do cuidado com as crianças podem ter mudado desde 11 de março, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o COVID-19 como uma pandemia.

Os pesquisadores analisaram mudanças nas tarefas domésticas de rotina e cuidado com os filhos entre 6 a 17 anos. Entre as tarefas domésticas estavam cozinhar, lavar a louça, limpar a casa, lavar roupas e fazer compras. Muitas mães relataram que estão gastanto mais tempo para preparar as refeições (43%) e limpar a casa (34%). No entanto, apesar de ser um momento difícil, de muitas mudanças, tanto mães, quanto pais apontaram que estão brincando e conversando mais com os filhos.

Fonte: Revista Crescer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Categorias

Últimos posts

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de nossas atualizações.

×