O entendimento de que o bullying é um problema sério e real é recente e só ganhou definição legal em 2015, com a lei nº 13.185, que passou a considerar a prática uma “intimidação sistemática”. Até então, era comum que queixas das vítimas do problema fossem taxadas como exagero, tanto no ambiente escolar quanto na própria família. Considerando que muitos traumas da vida adulta têm origem na infância, estimular conversas sobre o tema com as crianças é fundamental.
A literatura sobre o assunto ajuda muito, mas nem só de livros didáticos ou assinados por especialistas no assunto é feita essa discussão. Histórias de ficção acionam na criança outros sentimentos importantes para lidar com o problema.
No campo da literatura, portanto, é a representação literária que constrói essa narrativa, e faz com que a criança se reconheça no personagem e criando com ele empatia e identificação. Tomando contato com diversos perfis de opressão e assédio, a criança pode aprender também diferentes posturas na hora de lidar com questões como exclusão, preconceito e isolamento social.
Pensando nisso, listamos dez títulos infantis e infantojuvenis que suscitam reflexões sobre o tema. Histórias que provocam e alimentam a temática sem precisar citar a palavra bullying.
*A ilustração que aparece em destaque neste texto é de autoria de Blandina Franco e José Carlos Lollo, autores do livro “Ernesto” (Companhia das Letrinhas).
Fonte: Lunetas